quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pelo direito de ser brasileiro

A cidade esquece sua rotina e pára em plena terça-feira à tarde. As pessoas ficam incapazes de deslocar-se com comodidade, devido ao grande fluxo de gente e carro. A Av. Paulista torna-se um palco verde-amarelo onde a principal atração é a pressa. Sim, a pressa por sair dali. Não necessariamente "dali", mas do caos. Nesse dia, a afobação dos cidadãos em chegar o mais rápido possível a seu destino é inigualável. Igualmente ao empenho deles em organizar uma "cerimônia" com direito a comes e bebes, bandeirinhas do Brasil e vuvuzelas, e em reunir sua turma para o tão esperado momento em que o centro das atenções - finalmente - é o continente mais pobre do mundo. Ah, não... me enganei. É a seleção brasileira de futebol!

O grande porém, na verdade, é ter a certeza de que tanta mobilização, capaz de enfrentar trânsito e multidões, faça chuva ou faça sol, acontece apenas de quatro em quatro anos. Pior: acontece tão e somente para assistir aos jogos do Brasil. E não, não estou sugerindo que essa repentina vontade de ser patriota mostrando orgulho e apoio ao país tem efeito negativo (longe de mim dizer isso!). Só acho que um país como o nosso, principalmente nos quesitos políticos, mereça mais "demonstrações públicas de afeto". Mobilizando-se em prol de seus direitos. Se o país do carnaval e do futebol dedicaria-se para isso tal e como fez na tarde de ontem? Improvável...

Multidão que foi ao Vale do Anhangabaú (São Paulo-SP), ontem, assistir à estreia do Brasil na Copa.

4 comentários:

  1. Isso aí, Luuu!! Parabéns!! Vc escreve suuper bem!!! Vai ser minha colega de editoria política !!! =D

    ResponderExcluir
  2. Brasileiro nao é patriota, apenas gosta de festa e de folga do trabalho.Quanto o país deixou de produzir nesta paralizaçao geral para simplesmente festejar um jogo?

    ResponderExcluir
  3. exatamente. aí é que está a ironia do texto! haha (luisa z)

    ResponderExcluir
  4. Luuu,
    só li agora, mas tu falou absolutamente tudo que eu penso sobre a copa. Ta lindo o blog, ótimos textos.

    ResponderExcluir